2.5.13

"Montemor" segue para o Panorama

O filme, realizado por Ignasi Duarte e co-produzido pelo Citemor, integra a selecção do Panorama, festival dedicado à exibição de documentários portugueses e organizado pela Associação pelo Documentário (Apordoc) e pela Videoteca de Lisboa. A sessão decorre no próximo sábado, 4, às 23h30, no Cinema São Jorge, em Lisboa 


“Montemor: eis um filme ‘sem catálogo’, de finalidade insondável, tal como insondável é o canto daquelas mulheres que o viajante descobre às tantas na clareira de um bosque. Quem as ouve? O FID Marseille ouviu-as. Suspeitamos que o canto, depois da estreia internacional, continuará a soar nos festivais portugueses.” A previsão é de Francisco Ferreira, crítico de cinema do jornal Expresso, e confirma-se: depois de ter passado pelo festival de cinema documental francês (FID Marseille) por Madrid e por Buenos Aires, “Montemor” teve estreia nacional no IndieLisboa’13 e é agora seleccionado para o festival Panorama. O filme é uma co-produção Citemor, Periferia Filmes (Lisboa) e Pão Filmes (Barcelona) e foi filmado em Montemor-o-Velho, protagonizado por actores e habitantes da vila do Baixo Mondego. “Montemor” é apresentado no próximo sábado, 4, às 23h30, no Cinema São Jorge, em Lisboa. 
O festival Panorama vai na sua 7ª edição e conta com mais de 80 sessões, contemplando curtas e longa-metragens. Dedicada à exibição de documentários portugueses, a mostra não competitiva exibirá filmes incluídos em duas grandes rubricas: Sessões Contemporâneas, que incluem filmes produzidos maioritariamente em 2012; e Sessões Percursos do Documentário Português, com filmes da época/autores do tema seleccionados em cada ano. O Panorama realiza-se de 3 a 11 de Maio, no Cinema São Jorge, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e no Teatro do Bairro, em Lisboa.

Mais informações aqui.