19.4.13

“Montemor”: estreia nacional no IndieLisboa'13

Depois de ter passado por Marselha, Madrid e Buenos Aires, o filme de Ignasi Duarte, co-produzido pelo Citemor, tem agora estreia nacional no festival de cinema independente de Lisboa. A sessão decorre no próximo domingo, 21, pelas 15h, no Cinema City Classic Alvalade, em Lisboa 



O filme é rodado em Montemor-o-Velho, mas da vila nada se vê. Estamos perante a história de um personagem que deambula sem destino pelas florestas circundantes da localidade, proporcionando-se uma série de encontros improváveis que roçam a comédia e o absurdo. “Montemor”, uma co-produção Citemor, Periferia Filmes (Lisboa) e Pão Filmes (Barcelona), podia ser outra coisa: fascinado pela vila, pela gente e pelo Citemor, a ideia inicial do catalão Ignasi Duarte era realizar um documentário sobre o festival de
Montemor-o-Velho. “Pensei fazer um documentário que retratasse as pessoas, a equipa do festival e os artistas. Parti da ideia de pensar este deserto que é Montemor, e como é possível fazer um festival a partir da vontade, da ilusão, da crença e da fé de querer fazer as coisas. Entretanto, a ideia inicial mudou completamente. Já não é um documentário, é uma ficção”, explicou o realizador. 
“Montemor” foi seleccionado para a programação do festival IndieLisboa’13, fazendo parte da secção de sessões especiais, juntamente com mais três filmes portugueses — “Arrivederci Macau”, de Rosa Coutinho Cabral; “Bibliografia”, de Miguel Manso; e “Torres e Cometas”, de Gonçalo Tocha. O filme é apresentado no próximo domingo, 21, às 15h, no Cinema City Classic Alvalade, em Lisboa. O festival de cinema independente de Lisboa, que comemora nesta edição dez anos de existência, decorre até ao dia 28 de Abril. 
A longa-metragem de Ignasi Duarte integrou a Selecção Oficial da Competição Internacional do FID Marseille 2012 (festival internacional de cinema documental), onde conquistou uma Menção Honrosa, e fez parte da programação do Citemor Madrid, em Outubro do ano passado. Mais recentemente, “Montemor” foi exibido em Buenos Aires, no Teatro San Martín, integrando o ciclo “España Alterada”, uma mostra de cinema composta por 18 filmes representativos das novas tendências do cinema espanhol.

Veja o trailer de "Montemor":




Para mais informações, visite o site do IndieLisboa'13