11.7.12

Menção honrosa para “Montemor”

Ignasi Duarte descreveu o filme como sendo “a viagem de um personagem que parte de casa e que depois verá se regressa ou não”. Não sabemos se regressa, mas sabemos que traz uma menção honrosa



“Montemor”, uma co-produção Citemor, Periferia e Pão Filmes, recebeu uma Menção Honrosa na categoria de Primeiras Obras do FID Marseille 2012, festival internacional de cinema que decorreu de 4 a 9 de Julho na cidade francesa. 
O filme é protagonizado por actores e habitantes de Montemor-o-Velho e nasce do fascínio do realizador pela vila do Baixo Mondego. Ignasi Duarte esteve no Citemor, pela primeira vez, em 2005, a trabalhar com Roger Bernat, e ficou “fascinado pela vila, pelo ambiente, pela gente da vila e do festival”, conta o realizador a Cláudia Galhós, aquando as filmagens da longa-metragem. Ao Expresso, Ignasi Duarte explicou que “ ‘Montemor’ foi filmado tal como se filmam os documentários sobre a vida dos grandes mamíferos. Ou seja: sempre à espreita, num estado de grande expectativa, mas sem procurar uma história ou outro recurso ou muleta narrativa.”