15.8.09

Primeira Página 2009


EM ESPECTÁCULO | Kotomi Nishiwaki
video de Hugo Barbosa e Pamela Gallo



EM ESPECTÁCULO | Mala Voadora (REAL/SHOW)
video de Hugo Barbosa e Pamela Gallo



EM ESPECTÁCULO | Colectivo 84
Fotografias de Susana Paiva

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DISCURSO DIRECTO | John Romão
texto de Pablo Caruana Húder

Hablamos con John Romão, nacido en el 84 tiene ya a sus espaldas seis obras y se enfrenta a su séptimo estreno, “Velocidade Máxima”, producida por CITEMOR y por el Teatro La Laboral de Gijón, de España. [ler mais…]


DISCURSO DIRECTO | Francisco Camacho e Vera Mota II
texto de Cláudia Galhós

O que existe no intervalo, entre uma presença aparente e uma ausência aparente? Esta é apenas uma das questões que a peça im- de Francisco Camacho e Vera Mota coloca. [ler mais…]


CRÓNICA | Notas sobre im-
texto de Pablo Caruana Húder

Primera pieza que veo de Camacho en vivo en este fin de semana portugués (la otra compañía programada es Colectivo 84, dirigida por John Romão). Difícil hablar sobre una persona con tanto atrás y que además en este caso ha hecho dupla con Vera Mota, artista plástica y performer que se mete en escena con todas las consecuencias y toda la actitud. [ler mais…]


CRÓNICA | "im-" ou O corpo coisificado
texto de Cláudia Galhós

O que dizer da possibilidade de um corpo hoje? Qual o sentido da sua representação/presença em cena? Ou nenhuma destas qualidades é justa nesse identificar do inscrever de um corpo em palco? [ler mais…]


CRÓNICA | Meta im- ou in im-?
texto de João Manuel de Oliveira

A persistência das velhas crenças na objectividade, neutralidade e isenção, credo partilhado pela ciência positivista, originou um mal estar nas possibilidades de interpretação marcadas pela presença, parcialidade e participação. [ler mais…]


EXPOSIÇÃO | VIDEO 2001 - 2007, #1 | JOSÉ MAÇÃS DE CARVALHO
De 24 de Julho a 15 de Agosto, de 4ª a Domingo | 16:00/22:00
Galeria Municipal, Praça da República | Montemor-o-Velho

video


“(…) O trabalho artístico de José Maçãs de Carvalho (Anadia, 1960) tem vindo a reflectir - interferindo com base numa acção interdisciplinar e disseminadora - sobre as relações de dependência e contaminação entre o processo criativo, a imagem e a linguagem, operando, a partir desses conceitos, uma espécie de análise crítica em torno da fragmentação e virtualização deceptiva do real contemporâneo.
O seu trabalho tende, por isso, a reflectir situações de comunicação-limite, dessa forma evocando o paradoxo de uma incomunicabilidade que se repercute como desafio à receptividade do espectador, obrigando-o frequentemente a uma tomada de posição activa e consciente. [ler mais …]


ÁUDIO | Um passeio com José Maçãs de Carvalho
texto de Pablo Caruana Húder
edição áudio de Pamela Gallo

Numa tarde relaxada, José Maçãs de Carvalho, artista presente até 15 de Agosto na Galeria Municipal de Montemor-o-Velho (Praça da República), e Ignasi Duarte, criador catalão que está a finalizar uma película documental sobre Montemor e as suas gentes chamada precisamente Montemor, encontraram-se para se conhecerem e falarem.
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DISCURSO DIRECTO | José Maçãs de Carvalho
texto de Pablo Caruana Húder

José Maçãs de Carvalho (Anadia, 1960) es hombre pausado, de ojo clínico y poético. Con verbo conciso y generoso, este portugués que tiene hoy todavía medio pulmón en Macao, su otra tierra, nos explica su especial relación con la palabra y la imagen, con la fotografía y el video, algo que queda bien patente en la exposición comisariada por CITEMOR en la que podemos ver siete de los numerosos videos que comenzó a realizar con el nuevo siglo este artista portugués. [ler mais…]


CICLO DE CINEMA AO AR LIVRE | Fome
texto de Francisco Camacho

A fechar o ciclo, temos “Hunger”, a primeira longa-metragem de Steve McQueen, de nacionalidade Britânica e ascendência Afro-caribenha, representante oficial da Grã-Bretanha na edição deste ano da Bienal de Veneza. As obras deste artista plástico são frequentemente filmes projectados em galerias e museus, com referências cinematográficas que passam pela nouvelle vague, Andy Warhol e Buster Keaton. [ler mais…]


PRENDA/REGALO | Y una vez más
texto de Carlos Marquerie

23.07.09
Y una vez más. En una fresca noche de Montemor-o-Velho, tras un ensayo de Te haré invencible con mi derrota de Angélica Liddell. [ler mais …]


DISCURSO DIRECTO | Rubén Ramos (TEATRON)
texto de Pablo Caruana Húder

Hablamos con Rubén, vía Chat, Montemor-Barcelona. Rubén es un ser intermitente para los allegados, aparece aquí y allá, nunca se sabe de qué manera. [ler mais …]


DERIVAÇÕES | Tudo devia mudar
texto de Carlos Fernández

Todo deberia cambiar. Volver a escribirse desde el principio. Deberia volver a escribirlo todo, a pensarlo todo.
Esa es la idea: permanecer quieto, durante meses y después volver a empezar, o mejor, empezar a secas, sin volver a ningún sitio. [ler mais …]


CRÓNICA | El Cremaster de los cojones
texto de Pablo Caruana Húder

Dios mío con el culmen del arte contemporáneo. Ayer, con luna llena y noche abierta, en el castillo de Montemor, se proyectó “The order”, la última película con la que Matthew Barney acabó su ciclo Cremaster en el año 2002. En verdad, aunque se proyectara la última, es la tercera de un ciclo de cinco piezas. [ler mais …]


CICLO DE CINEMA AO AR LIVRE | The Order
texto de Francisco Camacho

Depois de “Zidane – um retrato do século XXI”, realizado por Douglas Gordon e Philippe Parreno, segue-se um filme de alguém a quem o New York Times se referiu como o artista mais importante da sua geração: Matthew Barney, nascido em 1967. [ver mais …]



DISCURSO DIRECTO | Diogo Dória
texto de Claudia Galhós
Ideias de teatro na República das Bananas
Diogo Dória veio ao festival Citemor com um texto sobre o amor, que promove o encontro, em cena, atravessando o seu corpo, de escritos de Ovídio e Fernando Pessoa, «Todos os casados do mundo são mal casados». É um regresso ao lugar do teatro por onde passou em 1995. [ler mais…]



DISCURSO DIRECTO | Nilo Gallego
texto de Pablo Caruana Húder
El sonido y la música

Pillamos a Nilo Gallego en un día complicado. Por la noche tiene el primer ensayo general de “Pigmeos del Mondego”, una intervención sonora en el río de los alrededores de Montemor. [ler mais …]



CRÓNICA | Uma raça setentrional e peninsular
texto de Pablo Caruana Húder

Hacia el río

La noche está hecha, cuántas veces ni la miramos. Ahí empieza, con un camino entre huerta y maizales oscuros, “Pigmeos do Mondego”. Un comienzo caminado por estas tierras de chopos, brisa atlántica, arrozales y un río, el Mondego, amansado por canalizaciones. [ler mais …]


CRÓNICA | A cidade dos homens água
texto de Cláudia Galhós

Eis a hora. Ponto de encontro: Igreja da Misericórdia.

Vivemos a temperatura que desce. A noite. Hora de humidade nas margens do rio. O Mondego ali ao fundo, alcançado no caminho que cruza os campos de milho alto. [ler mais …]


CONVERSA COM PÚBLICO | Uma noite no rio
texto de Pablo Caruana Húder

Justo la media noche pasada. Acaba de terminar el estreno de “Pigmeos do Mondego”, un viaje por el río y sus sonoridades no falto de performance lentas y contemplativas, humor, caos, poesía y nocturnidad. [ler mais …]


DISCURSO DIRECTO | Katsunori Nishimura
texto de Pablo Caruana Húder

HOMEM. JAPONÊS. VERMELHO. LOUCURA

Katsunori Nishimura es un tanto incontenible. Incontenible tocando, haciendo tres sonidos en cada golpe, sin poder parar; e incontenible en la conversación, con un deje japonés y siete mil castellanos. Katsunori lleva en España desde 1972. [ler mais …]


CRÓNICA | Zidane se me escapa
texto de Pablo Caruana Húder

“Zidane”, 22:30, castillo de Montemor. Primera película del ciclo de cine del Festival. Los próximos miércoles llegarán “The Order” de M. Barney y “Hunger” de Steve McQueen. [ler mais …]



CICLO DE CINEMA AO AR LIVRE | Zidane
texto de Francisco Camacho


O Ciclo de Cinema ao Ar Livre da 31ª edição do festival Citemor reúne obras assinadas por artistas que têm desenvolvido a sua actividade primordialmente nas artes plásticas, onde se distinguiram. [ver mais …]


CRÓNICA | A minha morte em troca do teu cabelo
texto de Oscar Carnago

Hubo un tiempo en que la comunidad acudía a los oráculos para conocer el porvenir. El oráculo hablaba a través de signos, de gestos extraños y palabras oscuras, de símbolos que contenían un mensaje, la voz de los dioses. [ler mais …]



CRÓNICA | História da Dor
texto de Claudia Galhós

Há três narrativas que se cruzam, em cena, como três linhas de vida desenhadas na palma da mão. Todas elas partem de uma dimensão muito pessoal: a história de Angélica, a história de Jacqueline e a história da humanidade. História de guerra.
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